Não Sabe Como Escolher Uma Escola De Inglês? Confira Nossas Dicas!
Aprender um segundo idioma é fundamental tanto para a vida profissional como para a formação pessoal, ampliando seus conhecimentos e expandindo as suas oportunidades na carreira. Por isso é tão importante saber como escolher uma escola de inglês.
Diante de tantas opções de cursos no mercado, com os mais variados formatos e abordagens de ensino, é preciso saber o que considerar na hora de encontrar o melhor para você.
Neste post reunimos algumas dicas, com os aspectos mais importantes e alguns conselhos para ajudar na sua escolha. Confira!
1. Conheça A Abordagem De Ensino
Você já deve ter reparado que cada escola tem a sua proposta de ensino, afinal não existe uma única maneira de aprender. Por isso, é muito importante conhecer qual a abordagem aplicada, para saber se ela está de acordo com o que você espera e precisa de uma escola de idiomas.
Há quem curta mais os métodos tradicionais, com exposição do conteúdo teórico durante as aulas e lição de casa para fixação, mas muita gente prefere formas mais ativas de aprendizagem, com mais interação e autonomia do aluno. Enfim, procure saber como são as aulas, quais recursos são utilizados, o formato das avaliações etc.
Tudo vai depender também dos seus objetivos, já que alguns cursos trabalham todas as habilidades de comunicação em conjunto — conversação, escuta, escrita e leitura — e outros escolhem focar em uma delas.
2. Fique Atento À Formação Das Turmas
Esse é outro ponto que tem tudo a ver com a proposta de ensino do curso, pois há escolas que oferecem atenção individualizada, com turmas de 2 ou 3 alunos, e outros que apostam em turmas multinível.
Mais uma vez é importante entender a abordagem e observar se a formação da classe é adequada à sua necessidade de aprendizado. Salas muito cheias podem ajudar o desenvolvimento dos alunos, ao passo que estas turmas favorecem o contato do estudante com outros alunos, sotaques, etc…
3. Observe A Estrutura Oferecida
Uma escola não é formada apenas por pessoas — professores e alunos — mas também pelo ambiente, que tem função importante no aprendizado do idioma. Visite a unidade da escola em que pretende estudar, conheça as salas, avalie os estímulos visuais e os recursos e ferramentas disponíveis.
O ambiente deve propiciar uma imersão no idioma, facilitando o aprendizado da língua. Bibliotecas, laboratórios, salas multimídia e espaços de convivência são algumas das opções interessantes para promover a interação entre os alunos e a contextualização do ensino.
4. Peça Para Ver O Material Utilizado
Ainda de acordo com o método de ensino escolhido, é importante verificar também o material didático utilizado. Avalie os materiais usados dentro e fora de sala. Livros, apostilas, vídeos e aulas online precisam ter qualidade para garantir a eficiência do método de ensino.
5. Procure Saber Mais Sobre Os Professores
Tão importante quanto o método, a estrutura e os materiais usados, são os professores, não é mesmo? Afinal são eles os responsáveis por passar o conhecimento e orientar o aprendizado.
Confirme qual é a formação que a escola exige de seus profissionais, se há estímulo para a capacitação continuada, atualização dos professores etc.
Outra opção interessante é procurar conhecer a opinião dos docentes sobre o curso e o nível de satisfação deles com a instituição que trabalham. Profissionais satisfeitos certamente criarão aulas muito mais interessantes, você não acha?
6. Faça Uma Aula Experimental
Sem dúvida a melhor maneira de verificar tudo isso que já falamos até aqui é experimentar o curso na prática — para isso muitas escolas oferecem a possibilidade do aluno assistir a uma aula experimental gratuita antes de se matricular. Não deixe essa oportunidade passar!
A aula demonstrativa é uma forma de apresentar ao aluno o método de ensino sem compromisso. Mesmo as opções online costumam disponibilizar uma aula ou um período gratuito de uso do aplicativo.
7. Colha Relatos De Outros Alunos
Além da sua pesquisa pessoal, ouça o que os outros alunos têm a dizer. Ninguém melhor para falar sobre os pontos negativos e positivos de uma escola de inglês do que seus próprios estudantes, certo?
Procure relatos na internet, converse com pessoas conhecidas que estudem ou já tenham passado pela escola pretendida. Sites como o Reclame Aqui reúnem queixas de consumidores em geral e podem trazer alguma informação relevante. Faça uma pesquisa!
8. Escolha Algo Que Se Encaixe Na Sua Realidade
Após analisar todos os pontos, escolha algo que se adéque à sua realidade, bem como ao orçamento, aos horários, objetivos e à sua logística. De nada vale o melhor curso de inglês se a carga horária é excessiva demais para a sua rotina corrida. Avalie também o custo-benefício, pois o mais barato não será a melhor opção se não cumprir o prometido.
Como já falamos, de acordo com seus objetivos — estudar ou trabalhar no exterior, galgar uma promoção ou conseguir se expressar melhor durante uma viagem — é preciso investir na opção certa.
Por fim, observe questões burocráticas como frequência mínima exigida, se há possibilidade de substituição das aulas perdidas, como ficam as avaliações em caso de ausência, cláusulas de saída em caso de desistência etc.