O que é o Valentine’s Day?
Mas você já se perguntou sobre a origem dessa celebração e por que aqui no Brasil comemoramos o Dia dos Namorados em outra data? É sobre isso que vamos falar no texto a seguir. Ficou curioso? Então venha aprender conosco e guarde as informações para surpreender o mozão!
Quem foi São Valentim?
A história mais disseminada nos livros e artigos sobre o tema, contam que Valentim foi um bispo que viveu no Império Romano, comandado pelo Imperador Cláudio II, por volta do século III.
Naquela época os romanos travavam diversas guerras e batalhas contra seus adversários e o imperador determinou que fossem proibidos os casamentos, para que os jovens pudessem se dedicar única e exclusivamente ao treinamento militar. Ele acreditava que um homem que fosse solteiro poderia manter o foco e se dedicar mais na missão de defender o império.
Valentim, por outro lado, não acreditava nessa teoria do imperador e decidiu pregar o amor entre as pessoas e promoveu casamentos, realizados de forma clandestina.
Claudio II tomou conhecimento da prática do bispo e ordenou que ele fosse preso. No período em que ficou encarcerado, ele se apaixonou por uma jovem cega, filha de um carcereiro que cuidava dele.
Ao descobrir o relacionamento dos dois, foi ordenado que Valentim fosse decapitado. Porém, antes de deixar o cárcere, ele escreveu uma carta para a amada com declarações de amor eterno e assinada como “Seu Valentim”.
Como surgiu o Valentine’s Day?
O bispo Valentim teve a sua morte consolidada em um 14 de fevereiro e, por ser um defensor do amor e do casamento, as pessoas passaram a homenageá-lo nesta data, ficando com quem elas gostavam e enviando flores para a pessoa amada. A influência de Valentim foi tão forte que em inglês a palavra “valentine“, derivada de seu nome, significa “namorado/a“.
Essa história foi contada por muitas e muitas gerações, tanto que ainda hoje é celebrada. Mas engana-se quem pensa que este dia é para exaltar apenas o amor entre os namorados.
Em alguns países do hemisfério norte, como na Inglaterra e Irlanda, o dia 14 de fevereiro é considerado o Dia do Amor, por isso, as pessoas presenteiam seus familiares e amigos também. Já em lugares na América Latina, como no México, a data marca o Dia do Amor e da Amizade, momento de celebrar a união e os laços amorosos.
E no Brasil?
Em terras brasileiras, a influência de São Valentim não foi tão forte e recentemente algumas empresas de diferentes segmentos do comércio tentam popularizar essa data.
Dois motivos que explicam esse movimento não tão forte para a comemoração do Valentine’s Day por aqui. O primeiro deles é que o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, conhecido no meio católico por ser o santo casamenteiro.
Além disso, vale destacar que o Valentine’s Day concorre, muitas vezes, com uma das festas mais tradicionais no Brasil: o Carnaval! Então dá para entender o motivo pelo qual a data não é tão popular assim por aqui, não é mesmo?
Conclusão
Interessante conhecer um pouco mais sobre essa data, não é mesmo? Agora que você já entendeu a parte histórica, está na hora de preparar uma surpresa bem legal para o seu par! Aproveite para passar no blog da SEED e conferir algumas dicas do que fazer no Valentine’s Day!