7 tradições de ano novo em países que falam inglês
Tem lugar que abre a porta dos fundos depois da meia-noite, joga pão na parede ou vê uma bola descendo do alto de um poste. O interessante é que cada ritual tem um significado, o que aumenta o conhecimento sobre diferentes culturas.
Quer conhecer 7 tradições de ano novo em países que falam inglês? Vem com a gente!
1. Escócia: começando o ano com o pé direito
Na Escócia, o réveillon é chamado de Hogmanay. O nome é diferente, mas a data é a mesma. Outra diferença está nas tradições de ano novo.
Em uma delas, depois da meia noite, a primeira pessoa que pisa na sua casa é a responsável por trazer boa fortuna. No entanto, ela deve entrar com o pé direito. Um tanto quanto familiar, né?
O responsável por esse passo também não pode chegar de mãos vazias. É importante que ele leve um presente, que costuma ser uma garrafa de uísque.
Os fogos também têm espaço nas tradições de ano novo. Nas cidades de Stonehaven e Comrie, os moradores desfilam balançando bolas de fogo ao redor de suas cabeças.
Essas bolas têm significados, pois representam o sol. Ao redor da cabeça, têm o sentido de purificar a pessoa e o ano que começa.
2. Estados Unidos: ver a bola da Times Square
Nos Estados Unidos, uma das tradições de ano novo é ver a descida da Bola de Ano Novo na Times Square, em Nova York. Trata-se de um evento grandioso, com direito a shows de artistas internacionais.
A descida ocorre um minuto antes da meia-noite, quando começa a contagem regressiva para a virada de ano. Além das pessoas que estão lá, outras milhões acompanham o evento pela televisão e online.
E o que é essa bola? Bem, trata-se de uma bola de cristal Waterford iluminada. Ela desce de um poste de 21 metros. Ah! Não é pequena: são 5.400 quilos e 3,7 metros de diâmetro.
3. Estados Unidos: Rose Parade
Ainda nos Estados Unidos, seguindo a lista de tradições de ano novo em países que falam inglês, por lá se comemora a Rose Parade, precisamente em Pasadena, na Califórnia.
A Rose Parade é um desfile no primeiro dia do ano, que antecede o Rose Bowl Game, um torneio de futebol entre times de universidades. O desfile conta com carros alegóricos e ocorre desde 1886.
4. Inglaterra: London New Year Parade
Mais um desfile entre as tradições de ano novo, só que dessa vez em Londres, na Inglaterra. A tradicional London New Year Parade tem a participação de artistas internacionais que se apresentam com números de dança, acrobacia e outras performances. Uma multidão lota as ruas da capital inglesa para assistir ao evento.
5. Inglaterra: abrir a porta dos fundos
Continuando na Inglaterra, uma das tradições de ano novo é abrir a porta dos fundos depois da última badalada do sino da igreja. Acredita-se que esse ritual abre espaço para um ano novo repleto de coisas boas.
Para completar a tradição, uma pessoa de cabelos pretos é convidada para entrar pela porta da frente. Ela leva sal, carvão e pão, símbolos de dinheiro, comida e calor (já que a Inglaterra é um país com baixas temperaturas).E por que uma pessoa de cabelos pretos? Por lá, acredita-se que os loiros e ruivos trazem má sorte.
6. Irlanda: jogar pão na parede
Pois é, uma das tradições de ano novo da Irlanda é bem curiosa. Ao baterem com pedaços de pão contra a parede, os irlandeses acreditam espantar a má sorte. Outros associam o ritual ao desejo de um ano cheio de fartura.
7. Austrália: queima de fogos é uma das tradições de ano novo
A comemoração do ano novo na Austrália tem na Ponte da Baía de Sydney o principal ponto de encontro. Moradores e turistas vão ao local conferir o famoso show de fogos, que compete com o de Copacabana, no Rio de Janeiro.
A diferença é que por lá há uma queima de fogos exclusiva para as crianças, que ocorre às 21h. Assim, elas conseguem dormir mais cedo e liberar os adultos para que aproveitem até mais tarde.